Nesta segunda-feira (3), completa-se um ano da dedicação da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte (CE). A cerimônia, realizada em 3 de fevereiro de 2024, marcou a concretização de um antigo sonho do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, e reuniu fiéis, religiosos e autoridades da Igreja Católica.
A celebração de dedicação ocorreu em um sábado e contou com a presença do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco; do Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes; do Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira Júnior; além de sacerdotes, seminaristas e devotos.
A solenidade teve início com a procissão do clero até o presbitério, seguida pelos ritos de bênção da água, deposição de relíquias e unção do altar e das paredes da igreja. Após a liturgia, a Capela do Santíssimo Sacramento foi inaugurada. Na ocasião, o Cardeal Fernández Artime declarou Padre Cícero Romão Batista como Salesiano Cooperador Póstumo, levando os fiéis a aplaudirem de pé.
Durante a cerimônia, o Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio Vieira, destacou a importância do momento e reafirmou o compromisso com a continuidade das obras e da missão salesiana na cidade. “O passo de hoje é importante, mas a nossa missão ainda não terminou. Sim, meu Padrinho, terminaremos tudo: as portas, os espaços simbólicos do mesmo Templo, a Capela do SS. Sacramento. Enquanto isso, meu Padrinho – prosseguiu o Inspetor Padre Vieira –, junto com a Igreja Local, irmanados pelo mesmo espírito, continuaremos a oferecer ao povo romeiro o serviço sacramental, o conforto das confissões; cuidaremos do espaço verde de preservação e favoreceremos encontros de comunhão e santidade.”
O evento foi encerrado com o descerramento da placa comemorativa, uma queima de fogos e uma apresentação especial da Filarmônica Bom Jesus, de Matriz de Camaragibe (AL).