A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025-2026 foi empossada na manhã deste sábado (01/02), em sessão solene presidida pelo então presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT). O presidente que tomou posse, deputado Romeu Aldigueri (PDT), destacou a ampla representatividade da nova Mesa Diretora, enfatizou o compromisso com o fortalecimento da democracia e anunciou o lançamento do programa de capacitação “Ceará de Valores”.
Romeu Aldigueri destacou que o papel que assume é o de “mediador” de distintas ideologias, posicionamentos e visões de mundo. E afirmou também que a missão confiada a ele reforça o seu compromisso com a promoção do bem comum, a defesa dos princípios democráticos e a construção de um Ceará mais justo, desenvolvido e socialmente equilibrado. “Ouvir, acolher e transformar novas ideias em realidade foi o que me trouxe até aqui e acredito profundamente que existem duas forças que foram determinantes em minha trajetória: a primeira delas é a que emana da minha família e a segunda, da qual não podemos prescindir, senhoras e senhores, é a da democracia”, enfatizou.
Com o propósito de fortalecer a atuação do Parlamento junto à população, Romeu Aldigueri comunicou que a Casa irá implantar, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o programa de formação “Ceará de Valores”, que promoverá capacitações, sobretudo de tecnologia, para jovens e adolescentes, a fim de contribuir com o desenvolvimento das pessoas.
“Será mais uma instância de complementaridade ao ensino de excelência que a escola pública formal cearense tem apresentado à sociedade. Incentivaremos e apoiaremos mais arte e cultura em todas as suas formas, seja com música, dança, teatro ou literatura. Iremos aproximar os mais diversos tipos de linguagens, a fim de modernizar e dinamizar a imagem dessa Casa”, pontuou.
De acordo com o parlamentar, o “Ceará de Valores” também terá a missão de apresentar “os mais valorosos cearenses ao nosso povo”. “São escritores, poetas, atletas, músicos, pensadores, artistas, pessoas que devem ser imitadas, que precisam ser enxergadas e valorizadas como referências para cada um e cada uma de nós. Mostrar ao cearense um Ceará de Valores. Mostrar ao cearense o seu valor, o valor de sua cultura, do presente e principalmente do seu futuro”, ressaltou.