Em Juazeiro do Norte, o Cariri Shopping teve um aumento de 37% nos resíduos que são enviados para reciclagem, e consequentemente, diminuindo o material que é enviado ao aterro sanitário. A meta foi alcançada a partir de um aprimoramento no processo de coleta.
O crescimento é referente aos dois últimos anos: a unidade saiu de 18% no primeiro semestre de 2022, para 55% no segundo semestre de 2024. A porcentagem supera a média nacional, que de acordo com Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), é de 4% de todo o lixo produzido.
Entre as medidas adotadas estão a substituição dos antigos reservatórios de armazenamento de resíduos, que eram caçambas de 3m³, por compactadoras de 17m³. O shopping adquiriu também uma prensa de materiais recicláveis, permitindo uma organização mais eficiente e uma diminuição na emissão de poluentes devido ao transporte reduzido.
Também foi implementada uma composteira para resíduos orgânicos. Com ela, cerca de 20% dos resíduos que antes eram enviados ao aterro, agora são reciclados e transformados em adubo. Como resultado, o número de transportes mensais caiu de 30 para apenas 3, reduzindo a distância percorrida de 294 km para 30 km.
Parcerias também auxiliam na reutilização dos materiais, como a que foi firmada com a Associação Kariri Ambiental, com as doações de produtos como isopor e tetrapak, que ajudam a complementar a renda de cerca de 40 catadores locais. A unidade realizou ainda uma série de treinamentos com as equipes sobre a coleta seletiva.