A região Sul do Ceará registrou uma redução nos índices de criminalidade no primeiro mês de 2025, conforme os dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Houve uma queda de 23,7% nos registros de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na comparação entre janeiro de 2025 e o mesmo período do ano anterior. O número de ocorrências passou de 215 casos em janeiro de 2024 para 164 crimes em janeiro deste ano.
Entre todas as áreas do Ceará, a Região Sul apresentou a maior redução nos indicadores de furto, com uma queda de 25,1%. No primeiro mês de 2024, foram registradas 878 ocorrências, enquanto no mesmo período deste ano, o número caiu para 658 casos, representando 220 crimes a menos.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou os fatores que contribuíram para a redução nos indicadores criminais. “Essa redução aconteceu no Estado inteiro, inclusive, na Capital, a redução chegou a mais de 30%. Sendo que esse mês de janeiro, em termos absolutos, foi o mês que teve a maior redução desde o início da série histórica. Essa redução vem acontecendo desde o segundo semestre do ano passado e a gente atribui essa redução a dois fatores muito importantes. Primeiro ao empenho dos nossos profissionais da área de Segurança Pública, a quem eu quero agradecer por todo o esforço e por esse trabalho que eles vão fazendo em prol da população e, em segundo, ao investimento do Governo do Estado, que tem nos dado condições de fazer esse trabalho”, destacou o secretário Roberto Sá.