Um novo sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) foi anunciado pelo governador Elmano de Freitas (PT), para o Ceará, nesta quinta-feira (20). A ideia é que cada órgão tenha sua meta anual pré-estabelecida, objetivando a redução da violência e criminalidade, melhorando a produtividade, além da ampliação da integração entre os órgãos.
Para a Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará, o objetivo será reduzir os índices de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 11% e Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) terá o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) baseado em ações como a redução no tempo de atendimento e no combate a incêndios. A Perícia Forense do Ceará, por sua vez, buscará um aumento de 8,5% no número de laudos emitidos neste ano.
O projeto prevê ainda um orçamentário anual de R$ 160 milhões, destinados a um programa de gratificações: Com o cumprimento de 100% das metas, servidores e militares poderão ser contemplados com até R$ 2.000,00 dentro do período; policiais e bombeiros militares com até 30 pontos para sua ascensão funcional; enquanto policiais civis, peritos e auxiliares de perícia com até 30 dias de redução de interstício.