Parte de uma forte iniciativa do combate à criminalidade no estado, o programa Meu Celular completa um ano de funcionamento com 7,2 mil celulares recuperados e devolvidos aos seus verdadeiros proprietários. O Governo do Ceará iniciou a entrega, nesta terça-feira (15), de mais um lote de aparelhos. Desta vez, com 355 celulares, dos quais 200 serão entregues hoje (15) e 155 a partir desta quarta (16).
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá destacou a importância do programa ao longo desse último ano. “Hoje, fazendo um balanço de um ano do programa Meu Celular, temos tido um impacto importante na redução de roubos de aparelhos celulares, na casa de 21%, e de furtos, na casa de 10%. Essa redução representa menos 6.200 aparelhos que deixaram de ser subtraídos. Então, essa é uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e fazer com que essas possam ter mais tranquilidade”, pontuou.
Lançado em abril do ano passado, o Meu Celular é desenvolvido pelo Governo do Ceará e tem ajudado pessoas que foram vítimas de roubo ou furto de celular a recuperarem seus aparelhos. Entre abril de 2024 e março de 2025 foram recuperados 7.200 aparelhos.
De abril de 2024 a março de 2025 foram roubados quase 4.800 celulares a menos em todo o Estado. A diminuição de furtos foi de mais de 1.700 aparelhos. Em percentual, no comparativo com o período de abril de 2023 a março de 2024, os roubos caíram 21% e os furtos 10,2% no Ceará.
Como funciona o programa
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).