Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior por meio do Enem e de vestibulares, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de uma bolsa mensal de R$ 200 para alunos matriculados em cursinhos populares. A iniciativa foi confirmada pelo ministro Camilo Santana, em entrevista ao Diário do Nordeste, nesta quarta-feira (16).
A proposta será implementada por meio da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que vai selecionar 130 instituições em todo o Brasil para ofertar os cursos preparatórios — nove delas no Ceará. O edital da Chamada Pública nº 1/2025 foi divulgado na última terça-feira (15), no site da Fiocruz.
“Havia uma rede de cursinhos populares voluntários, principalmente nas áreas periféricas. Levantamos quantos e resolvemos apoiar esses cursinhos. O aluno mais pobre, que não tem condição de pagar cursinho particular, pode participar dos populares. Criamos uma rede. Estamos colocando R$ 99 milhões”, destacou Camilo.
Estudantes de baixa renda terão prioridade nas vagas e poderão utilizar a bolsa como auxílio para manter a frequência nas aulas e a dedicação aos estudos. O valor segue o modelo do programa Pé-de-Meia, voltado a alunos do ensino médio da rede pública.