Vários corredores humanitários em cidades e vilarejos ucranianos, incluindo o porto de Mariupol, devem ser abertos neste sábado (12) para que os civis possam sair, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, acrescentando que espera que a Rússia cumpra o cessar-fogo para permitir que isso aconteça.
Segundo Iryna, a Ucrânia planeja evacuar moradores de várias cidades e vilarejos nas regiões de Kiev e Sumy e de algumas outras áreas onde há combate.
Crianças sem comida no frio congelante: o drama na cidade sitiada de Mariupol
“Espero que o dia corra bem, que todas as rotas planejadas estejam abertas e que a Rússia cumpra suas obrigações de garantir o cessar-fogo”, disse Iryna.
Esforços para fornecer passagem segura para moradores de Mariupol falharam nesta semana. Na noite de quinta (10), o presidente da Ucrânia disse que 40 mil pessoas foram retiradas de cidades em conflito. Volodymyr Zelensky acusou soldados russos de atirar de propósito contra os corredores humanitários, e declarou que a Ucrânia está lidando com terroristas.
Corredores humanitários são zonas desmilitarizadas em uma área específica e por um tempo específico – e todos os lados do conflito armado concordam.
Foto: Emílio Morenati