A CAIXA anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento da Seleção CAIXA Cultural – Programação 2026/2027, edital que irá destinar R$ 120 milhões para a seleção de projetos culturais em todo o país. As propostas escolhidas vão compor a agenda dos espaços culturais da instituição entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
Com unidades em Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), a novidade desta edição é a inclusão de Belém (PA), onde uma nova unidade será inaugurada em outubro de 2025, como parte das ações do banco na COP30.
“O objetivo da Seleção da CAIXA Cultural é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras”, destacou o presidente da CAIXA, Carlos Vieira. “A CAIXA é pioneira no investimento à cultura, contribuindo com um mercado que movimenta a economia e proporciona emprego a milhares de brasileiros”, completou.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho, exclusivamente pelo site www.selecaocaixacultural.com.br. Podem participar pessoas jurídicas e microempreendedores individuais com atuação comprovada no setor cultural.
O edital contempla propostas nas áreas de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências. Projetos de festivais também serão aceitos, desde que incluam programação específica para os espaços da CAIXA Cultural.