Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, foi lançada nesta segunda-feira (5), em Brasília, a campanha Maio Amarelo 2025. A ação propõe um alerta direto aos motoristas sobre a importância da prudência ao volante e reforça que desacelerar pode salvar vidas.
Dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, revelam que, em 2023, 34.881 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil — uma média de uma morte a cada 15 minutos. O número representa um aumento de 987 óbitos em relação a 2022. Os principais fatores associados às tragédias são o excesso de velocidade, a distração ao volante e o desrespeito às leis de trânsito.
Nas rodovias federais, os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que 2024 registrou 73.121 acidentes, com 84.489 pessoas feridas e 6.160 mortes — um aumento de 10% em relação a 2023 e o quarto ano consecutivo de alta na letalidade.
Durante o lançamento da campanha, o secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adroaldo Catrão, destacou que a escolha do tema velocidade se baseia em evidências. “Escolher o tema da velocidade foi uma escolha baseada em evidências. Todos os estudos mostram que esse é um fator de risco fundamental. Então estamos apontando a lanterna para o problema e mostrando que são várias as soluções. Não é só fiscalização, radar e multa. Estamos falando de pequenas intervenções viárias e de comportamento humano, de educação para um melhor comportamento”, afirmou.
Ele também chamou atenção para a naturalização da pressa no cotidiano. “Desacelere é quase que para lembrar: já parou para pensar o quanto a velocidade impacta no risco que você está correndo?”, completou.