O Governo do Estando lançou, nesta terça-feira (22), uma nova edição do programa CNH Popular, iniciativa que distribui habilitações gratuitas, de categoria A (moto) e B (carro), para os cearenses. Os interessados devem se cadastrar através do site do Detran (detran.ce.gov.br).
Ao todo, 25 mil vagas estão sendo aberta, sendo 20 mil documentos destinados para o Interior do Ceará e 5 mil para Fortaleza. O total de CNH e a proporção são os mesmos dos disponibilizados em 2021. O projeto já beneficiou mais de 139 mil pessoas. Nesta edição, os beneficiários da categoria A também receberão um capacete após a conclusão do processo.
Durante o evento de lançamento do programa, o governador do Estado, Camilo Santana, frisou que a inscrição é realizada somente através do site do Detran e que os interessados devem tomar cuidado para não serem vítimas de golpes. O gestor listou algumas dicas para evitar as fraudes.
“As inscrições acontecem somente no site do Detran. As pessoas devem ter cuidado com golpes e promessas vindas de WhatsApp, mensagens, pois foram descobertas algumas tentativas [de fraude], portanto, não caiam em qualquer tentativa de golpe. Só confie em informações fornecidas por canais oficiais do Governo do Estado e do Detran”, advertiu.
Quem pode participar?
O programa é direcionado aos cidadãos que residem no Ceará e se encaixem em um dos seguintes critérios:
Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
Pessoas com deficiência;
Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.
Como se inscrever
O primeiro passo que os interessados devem realizar é acessar o site do Detran.
Em seguida, devem informar o número do CPF e em qual categoria de beneficiário se encaixam, como, por exemplo, “egresso do sistema prisional” ou “pessoa com deficiência”.
No próximo passo, os candidatos devem anexar os documentos exigidos e finalizar o processo.
Em seguida, os dados fornecidos passarão por uma análise realizada pelo Detran.
Após a aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.