Várzea Alegre, Mauriti e Campos Sales estão entre os municípios contemplados em parceria para ampliar abastecimento de água em áreas rurais.
Com a presença de prefeitos cearenses, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Termo de Compromisso para a ampliação do abastecimento de água em áreas rurais. A iniciativa, realizada por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), contempla 30 parcerias firmadas em 27 municípios, beneficiando 8.904 famílias, com investimento de R$ 4,79 milhões. Ao todo, 33.123 pessoas serão atendidas pela ação.
O evento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença da vice-governadora Jade Romero, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Marcondes Ribeiro. Também participaram o secretário das Cidades, Negreiros Bastos, além de outras autoridades.
“O dia de hoje é de muita alegria e orgulho. Os recursos já estão disponíveis na Cagece e, nos próximos dias, iniciaremos as obras para garantir o abastecimento de água à população”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Instituído em 1996, o Sisar atua na gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais. O modelo está presente em 173 municípios, atendendo 2.531 comunidades e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.
De acordo com o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o modelo é resultado de atuação conjunta entre governo e comunidades. “Isso só é possível quando o governo atua no fomento e realiza os investimentos necessários. Depois, o Sisar opera em parceria com as associações comunitárias”, disse.
Desde 2023, o Governo do Ceará já destinou R$ 25,3 milhões para ações de abastecimento de água em áreas rurais, com atendimento a 42.925 famílias.
O presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro, explicou a execução das ações. “O município realiza a escavação, o Estado, por meio da Cagece, fornece a tubulação, e o Sisar acompanha a instalação e faz a gestão do sistema”, afirmou.
Em Ereré, no Vale do Jaguaribe, o serviço será levado à comunidade da Varzinha. Em Meruoca, a comunidade de São Francisco também será beneficiada com ampliação da rede de abastecimento.
