O Ceará conquistou mais um importante resultado na educação pública brasileira. Em 2025, a rede estadual cearense registrou a maior participação do país entre estudantes concluintes do Ensino Médio que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O índice de participação chegou a 82,86%, superando a média nacional, de 69,73%, e a média da Região Nordeste, que ficou em 75,96%. Ao todo, 104.133 estudantes da rede pública estadual se inscreveram no exame.
Logo atrás do Ceará aparecem Sergipe, com 81,28% de participação, e o Distrito Federal, com 80,73%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para a secretária da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes, o resultado é fruto de uma política pública construída ao longo dos anos e do trabalho desenvolvido diariamente pelas escolas da rede estadual.
“Essa liderança nacional reflete o compromisso de toda a nossa rede com o projeto de vida dos estudantes. É resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, por meio das escolas, que acompanham, orientam e incentivam os jovens em cada etapa da preparação para o Enem. Esse trabalho coletivo tem garantido que mais estudantes participem do exame e ampliem suas oportunidades de acesso ao ensino superior”, destaca a secretária.
Mobilização permanente
Para garantir que nenhum estudante fique de fora do Enem e que todos cheguem preparados aos dias de prova, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) mobiliza sua rede por meio do programa Enem Chego Junto, Chego Bem, política pública consolidada e desenvolvida de forma sistemática desde 2012.
A iniciativa é estruturada em sete etapas: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #EnemVou2Dias e ingresso no ensino superior.
Inicialmente, as escolas orientam os estudantes sobre a organização da documentação necessária, como CPF e RG. Em seguida, a rede realiza uma ampla mobilização para apoiar os alunos nos processos de solicitação de isenção e de inscrição no exame, garantindo que todos tenham acesso a essa etapa fundamental.
As fases seguintes envolvem acompanhamento pedagógico, orientação vocacional, ações motivacionais e atividades voltadas ao desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo Enem. Nos dias de aplicação das provas, os estudantes contam com transporte e pontos de apoio organizados pela rede estadual.
Após a divulgação dos resultados, a Seduc segue acompanhando os jovens, oferecendo suporte para inscrição em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), fortalecendo o acesso ao ensino superior.
Liderança nacional
O trabalho contínuo da rede pública estadual tem se refletido também no aumento do número de estudantes aprovados no ensino superior.
O total de alunos da rede estadual que conquistaram uma vaga em universidades saltou de 22.531, em 2024, para 27.690 aprovados no último ano, representando um crescimento de 23%.
Os resultados reforçam o protagonismo do Ceará no cenário educacional brasileiro e evidenciam o impacto de políticas públicas voltadas à permanência, ao sucesso escolar e à ampliação das oportunidades para a juventude cearense.
