O município de Barbalha foi impactado por chuvas nos últimos dias, sendo registrado pela Funceme, no dia 12, 74mm, e no dia 13, 51mm. As precipitações causaram danos na macrodrenagem do município, provocando pontos de alagamentos, com inúmeras perdas materiais para pessoas da Zona Urbana e Rural, afetando, aproximadamente, 350 famílias. O fato levou a Prefeitura de Barbalha decretar Estado de Calamidade Pública.
De acordo com o Relatório, os pontos de alagamento concentraram-se ao longo do curso natural das águas do riacho do Batoque, nos bairros Santo André, Bela Vista, Cirolândia e Centro. Também foram registrados danos nos conjuntos Nassau e Nossa Senhora de Fátima. Até o momento não houve notificações de desaparecidos e de óbitos.
Ainda pela manhã desta quarta-feira, 13, as secretarias municipais se organizaram na sede da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos para atender de forma imediata os registros de maiores danos, foi disponibilizado canais de comunicação, pontos de apoio às famílias afetadas, ponto de coleta de doações e distribuição de refeições.
A Defesa Civil do Estado Ceará chegou em Barbalha por volta das 21h com equipes para auxiliar neste enfrentando. O Tenente Catanho, respondável pela operação, realizará na quinta-feira, 14, logo antes das equipes iniciarem os trabalhos nos locais mais críticos, uma reunião com todos os Secretários Municipais ou representantes indicados, para repassar as devidas orientações.
Foto: Redação Badalo