Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Entrar
No Cariri TemNo Cariri Tem
Notificações Ver mais
Últimas Notícias
Pároco da Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, sofre acidente doméstico e será submetido a uma cirurgia
Barbalha
Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca acontece no dia 24 de maio, na cidade do Crato
Crato
No Ceará, mais de 133 mil eleitores podem ter os títulos cancelados; regularização encerra nesta segunda (19)
Ceará
MEC proíbe a oferta dos cursos de Direito e da área da saúde no modelo EAD
Brasil
Circuito de Natação acontece no próximo sábado (24), em Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte
Aa
  • Cultura
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Policial
  • Política
  • Ceará
  • Região
    • Ceará
    • Juazeiro do Norte
    • Crato
    • Barbalha
    • Abaiara
    • Caririaçu
    • Nova Olinda
    • Guia Cariri
  • Oportunidade
  • Saúde
  • Colunas/Opinião
    • Publieditorial
    • Direito
    • Empreendedorismo
    • Fisioterapia e saúde
    • Informação e Sociedade
    • Nutrição e Saúde
Lendo: A cada 5 mulheres que fazem laqueadura, só 1 homem faz vasectomia no Ceará
Compartilhar
Aa
No Cariri TemNo Cariri Tem
Buscar
Já tem uma conta? Entrar
Nos Siga
  • Cultura
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Policial
  • Política
  • Ceará
  • Região
  • Oportunidade
  • Saúde
  • Colunas/Opinião
No Cariri Tem
No Cariri Tem > Blog > Saúde > A cada 5 mulheres que fazem laqueadura, só 1 homem faz vasectomia no Ceará
Saúde

A cada 5 mulheres que fazem laqueadura, só 1 homem faz vasectomia no Ceará

No Cariri Tem
Última atualização 10/03/2023 09:47
Por No Cariri Tem
Compartilhar
9 Min Leitura
Compartilhar

 

Ter a permissão do marido ou da esposa para se tornar estéril via cirurgia não é mais necessário. A mudança é uma das trazidas pela lei nº 14.443, a nova lei da laqueadura e da vasectomia, que entrou em vigor neste mês e representa um avanço para as mulheres: uma maior liberdade sobre o próprio corpo.

No Ceará, a cada 5 mulheres que fazem laqueadura, apenas 1 homem efetiva a vasectomia – e a maioria delas realiza o procedimento junto ao parto cesáreo.

Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), coletados pelo Diário do Nordeste, e refletem outras exigências também alteradas pela nova lei.

 

Antes, para fazer laqueadura, a mulher precisava ter acima de 25 ou ter dois filhos vivos. Agora, a idade mínima para fazer a cirurgia sem ter filhos é de 21 anos. A mesma mudança vale para os homens.

 

Ainda de acordo com a lei, o prazo entre a decisão por se tornar estéril e a efetivação do ato cirúrgico é de 60 dias, “período no qual será propiciado aconselhamento, com vistas a desencorajar a esterilização precoce”, como diz trecho da norma.

Mulheres que desejam fazer a laqueadura durante o parto também precisam respeitar, além das “devidas condições médicas”, o “prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto”.

 

O QUE É LAQUEADURA TUBÁRIA?

 

Laqueadura é um procedimento cirúrgico que “consiste em seccionar as trompas, impedindo que elas se comuniquem, para que o espermatozoide não consiga chegar até o óvulo”, como descreve a ginecologista Ana Vitória Linard, responsável pelo planejamento reprodutivo do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).

A médica explica que a esterilização feminina pode ocorrer, em geral, de três formas: durante o parto cesáreo, via laparoscopia (pequenas incisões para introdução de câmera) ou por meio de uma “mini-cesárea”.

 

“Quando a mulher não está no pós-parto e não realiza a laqueadura por laparoscopia, fazemos uma incisão como se fosse uma mini-cesárea. É um procedimento simples, rápido, com breve recuperação”, destaca.

 

EM QUE CASOS A MULHER PODE FAZER LAQUEADURA?

A vontade de não engravidar não é o único requisito para buscar uma laqueadura no Brasil, mas a nova lei sobre o assunto pode ampliar o acesso de mulheres ao procedimento.

Para ter acesso à esterilização via cirurgia, a mulher precisa manifestar o desejo com antecedência de 60 dias até o procedimento e seguir pelo menos um dos requisitos:

  • Ter 21 anos de idade ou mais;
  • Se tiver menos de 21 anos, é preciso que a mulher tenha 2 filhos vivos.

Para a ginecologista Ana Vitória Linard, a nova lei impacta principalmente o público feminino. “O companheiro não precisar mais assinar para autorizar a laqueadura foi uma grande vitória. Isso deu mais liberdade à mulher, ela ganhou mais controle sobre o corpo dela numa decisão tão importante.”

Antes, a gente via demais a paciente querer fazer a laqueadura e o companheiro não querer, insistir que queria filhos. E agora, ela vai decidir quando e se quer engravidar. Foi a maior conquista, há muitos anos era um anseio das mulheres.

ANA VITÓRIA LINARD
Ginecologista do Hospital Geral Dr. César Cals

 

OBSTÁCULOS DA LAQUEADURA NO SUS

 

O caminho para solicitar uma laqueadura na rede pública de saúde no Ceará é a atenção primária, ou seja, a mulher precisa ser encaminhada pelo posto de saúde a uma unidade que realize o procedimento.

Uma profissional ligada a uma unidade básica de Fortaleza, que preferiu não se identificar, afirmou à reportagem que “é muito difícil a mulher conseguir ser encaminhada, tem toda uma lavagem cerebral pra ela desistir”.

 

Questionamos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o assunto e sobre que fatores podem dificultar ou impedir esse encaminhamento. Não houve resposta até esta publicação.

 

LAQUEADURA É REVERSÍVEL?

 

A esterilização feminina por cirurgia é um método contraceptivo de grande eficácia: a cada 100 mulheres que “ligaram as trompas”, como se diz popularmente, só 0,5 engravidam ao longo de 1 ano, como estima Ana Vitória. Um índice tão pequeno que chega a ser abstrato.

Apesar disso, é possível, sim, reverter a laqueadura. “A taxa de reversibilidade varia de acordo com a idade e a época em que foi feito o procedimento: quanto mais tempo passa, mais difícil reverter”, frisa a ginecologista do HGCC.

A taxa de sucesso da reversão varia de 20% a 70%: ou seja, você faz a cirurgia para reverter, mas isso não garante que consiga ter uma gestação.

ANA VITÓRIA LINARD
Ginecologista do Hospital Geral Dr. César Cals

 

A médica explica ainda que em cerca de 1% dos casos, no máximo, há uma reversão “espontânea”, em que o próprio organismo restabelece a ligação que permite o transporte de espermatozoides ao óvulo.

“Os DIUs (dispositivos intrauterinos) hormonais são mais eficazes, inclusive. Mas é difícil convencer as mulheres disso”, relata a profissional.

 

O QUE É VASECTOMIA?

Vasectomia é um procedimento por meio do qual os dutos deferentes, canais que transportam os espermatozoides, são cortados e amarrados, como explica Raphael Bezerra, médico coordenador do serviço de urologia do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.

“É algo relativamente simples, realizado muitas vezes só com anestesia local. Em geral, o paciente tem alta na mesma hora. Não tem impacto algum no sêmen, nos hormônios, na ereção ou na libido. Só não vai ter mais espermatozoide no sêmen”, resume o urologista.

 

EM QUE CASOS O HOMEM PODE FAZER VASECTOMIA?

Os requisitos são os mesmos válidos para as mulheres. Para fazer vasectomia, o homem tem de manifestar o desejo com antecedência de pelo menos 60 dias até a cirurgia e se enquadrar em uma das situações:

  • Ter 21 anos de idade ou mais;
  • E se tiver menos de 21 anos, ter 2 filhos vivos.

O acesso ao método também é via posto de saúde. “O homem informa o desejo de realizar a vasectomia, é encaminhado e damos seguimento a todos os trâmites, tanto médicos como burocráticos”, pontua Raphael Bezerra, que coordena o Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash).

 

VASECTOMIA É REVERSÍVEL?

A eficácia da vasectomia é considerada muito alta pela ciência, “embora nada na medicina seja 100%”, como observa o urologista. “A chance da recanalização espontânea é menor do que 2%”, acrescenta.

Reverter a esterilização, por outro lado, também é possível. “Quanto mais próximo da vasectomia, a reversão é mais eficaz. É um procedimento microcirúrgico, que exige um material mais específico. Até os 8 anos desde a vasectomia, a taxa de reversão é boa.”

 

NOVA LEI DA LAQUEADURA E VASECTOMIA

A lei federal nº 14.443 foi sancionada em setembro de 2022, com prazo de 6 meses para começar a vigorar – o que ocorreu no dia 2 deste mês de março.

O dispositivo altera a lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, de modo a “determinar prazo para oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas e disciplinar condições para esterilização no âmbito do planejamento familiar”.

Por: Theyse Viana/Diário do Nordeste

Você pode gostar também

Exame com rastreamento ocular passa a ser usado nos EUA para diagnosticar autismo em bebês

SUS deve adotar uso de membrana da placenta no tratamento de queimaduras; técnica foi usada em vítimas da Boate Kiss

Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país neste sábado (10)

Centro de Especialidades do Crato terá plantões aos sábados e domingos

UPA do Limoeiro registra superlotação em Juazeiro do Norte durante aumento de síndromes gripais

TAGs: ESTÉRIL, LAQUADRURA, LAQUEADURA, SAÚDE DA MULHER, SAÚDE DO HOMEM, VASECTOMIA
No Cariri Tem 10/03/2023
Compartilhar esse Artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Artigo Anterior Ceará volta a ter maiores condições de chuva a partir desta sexta-feira (10), diz Funceme
Próximo Artigo Missa de 7º dia da vereadora Yanny Brena acontece nesta sexta-feira (10), em Juazeiro do Norte
Deixar um comentário Deixar um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncios

Últimas Notícias

Pároco da Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, sofre acidente doméstico e será submetido a uma cirurgia
Barbalha 19/05/2025
Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca acontece no dia 24 de maio, na cidade do Crato
Crato 19/05/2025
No Ceará, mais de 133 mil eleitores podem ter os títulos cancelados; regularização encerra nesta segunda (19)
Ceará 19/05/2025
MEC proíbe a oferta dos cursos de Direito e da área da saúde no modelo EAD
Brasil 19/05/2025
//

O seu guia para as últimas notícias do Cariri.

No Cariri TemNo Cariri Tem
Nos Siga

Site Desenvolvido por Contrate

Removido da lista de leitura

Undo
Bem Vindo de Volta!

Entre com sua conta

Cadastro Perdeu sua senha?