Abril Azul é o mês referente à conscientização do Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, que é considerado uma forma diferente do cérebro se comportar, podendo apresentar déficits na comunicação, sociabilidade e interação social, além de movimentos repetitivos e interesses restritos.
Existem auxílios e direitos para as pessoas com TEA, uma delas é a carteirinha do passe-livre. Com ela, em alguns ambientes é possível ter atendimento preferencial em filas e estacionamentos. Para acessar esses benefícios é preciso ter a carteirinha de identificação da pessoa com TEA, que na cidade de Juazeiro do Norte é feita no Vapt-Vupt.
Outro auxílio é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. Para conseguir o BPC, a pessoa com TEA deve ser considerada incapaz de se manter sozinha e ser baixa-renda. A renda familiar não pode ultrapassar R$ 353 reais por pessoa. O valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412).
Josineide Lima, secretária do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) de Juazeiro do Norte, afirma que para conseguir o auxílio não há necessidade de advogado, e basta se dirigir à Secretaria, portando laudo médico e comprovação de baixa renda.
No ambiente escolar, um dos direitos alcançados é o acompanhante terapêutico. Segundo a psicopedagoga Eliete Bezerra, o profissional de acompanhamento ou auxiliar de educação inclusiva “vai trazer todo um processo de olhar individualizado para essa criança, olhando para suas habilidades que ainda faltam ser desenvolvidas e potencializando aquilo que ela já consegue fazer”.
View this post on Instagram