Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Mateus de Supermercados deve estimular a geração de emprego no Norte e Nordeste do Brasil.
O acordo com a rede varejista, assinado pelo ministro Wellington Dias, na útima quinta (25), vai reservar 10% das vagas da rede de supermercados para as pessoas inscritas no Cadastro Único, com idades a partir de 18 anos. Além de viabilizar oportunidades de aumento e manutenção da renda entre os beneficiários das políticas públicas, a parceria vai permitir que a empresa tenha acesso a talentos muitas vezes invisibilizados pela exclusão social. A meta do programa é a substituição do cartão do Bolsa Família pela carteira assinada.
De acordo com o ministro Wellington Dias, a meta é, com acordos semelhantes, chegar a um milhão de beneficiários do Bolsa Família no setor privado, nas mais diferentes áreas. “Vamos pactuar com os vários setores da economia. A meta é transferir as pessoas da pobreza para o emprego”
São pessoas que, agora com salário e direitos trabalhistas garantidos, abrem espaço para outras famílias entrarem no programa de transferência de renda. “Temos o o desafio de dar oportunidades a mais e mais famílias, de um emprego ou um negócio que possa gerar renda, para que não precisem mais receber o Bolsa Família”, completou Wellington Dias.
Segundo o fundador e presidente do conselho do Grupo Mateus, Ilson Mateus, este ano a rede pretende contratar 8 mil colaboradores: “É motivo de orgulho fazer parte de um projeto dessa magnitude. Somos uma empresa que já tem 50 mil funcionários, e vamos contratar mais oito mil colaboradores neste ano em todo Nordeste”, destacou. “Somos do Brasil e queremos que o país cresça, porque somos um país rico, uma potência em produção de alimentos e queremos que o Brasil seja um dos países mais fortes na economia do mundo”, disse ele.
O Grupo Mateus atua no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento. A rede está presente em 93 cidades, com 238 lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba.
A rede abre sua primeira loja no Cariri no mês de julho, em Juazeiro do Norte, e deve gerar gerar cerca de 100 empregos diretos. O processo seletivo encerrou no mês de abril,e a loja será localizada na antigo prédio do BIG Bom Preço, na Av. Padre Cícero, 2241, bairro Triângulo.
No Cariri Tem