Na tarde de ontem (29), um incêndio atingiu a Floresta Nacional do Araripe, nas proximidades do Centro de Expansão, no Crato, ameaçando uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do Cariri. A rápida propagação das chamas mobilizou agentes ambientais, o Corpo de Bombeiros, brigadistas municipais e o ICMBio para combater o fogo.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, destacou que, logo após serem notificados do incêndio, o município atuou em conjunto com o ICMBio e outras forças para debelar as chamas. “Prontamente, acionamos uma força-tarefa com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Crato, da SAAEC e de outros órgãos locais. Disponibilizamos três caminhões-pipa, um trator de esteira e brigadistas municipais para atuarem na linha de frente”, declarou. O prefeito ressaltou ainda que, caso o fogo tenha origem criminosa, os responsáveis serão responsabilizados.
George Borges, secretário de Meio Ambiente, informou que os trabalhos de combate às chamas foram retomados às 4h da manhã desta quarta-feira (30), após uma atuação ininterrupta na noite anterior.
O vereador Luís Carlos Saraiva manifestou indignação nas redes sociais, criticando a reincidência de queimadas e cobrando medidas mais severas. “Infelizmente, a destruição da Floresta Nacional só vai parar quando houver uma resposta firme das autoridades”, escreveu. Ele ainda afirmou que irá formalizar um pedido ao deputado federal Yury do Paredão para acionar a Procuradoria da República e a Polícia Federal, exigindo ações mais rigorosas contra incêndios na área.