Estudos realizados na Vila de Jericoacara, por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), identificaram a presença de nitrato nas águas subterrâneas, em uma quantidade 11 vezes maior ao que é recomendado. A substância pode contaminar a água potável, consumida por moradores e visitantes.
A presença da substância no corpo humano, em altas quantidades, pode causar intoxicações e levar a morte. A recomendação do Ministério da Saúde orienta que na água potável distribuída à população, o nitrato não deve ultrapassar a quantidade de 10 mg/l (miligramas por litro). O excesso pode, inclusive, se tornar um fator de risco para o desenvolvimento de câncer.
A análise apresentada pelo IFCE é resultado de uma pesquisa que perdurou por 13 meses, entre 2022 e 2023, acompanhando s concentrações de nitrato em águas obtidas em poços particulares e água de abastecimento público. Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirma o monitoramento da qualidade da água na área é feito rigorosamente.