Alagoas tem vivenciado um surto alarmante de casos de meningite, especialmente do tipo B, evidenciando uma elevada taxa de mortalidade. Dos 33 casos registrados no estado, 25 pertencem ao sorogrupo B, resultando em 14 óbitos, um cenário preocupante em comparação com anos anteriores.
Os números nacionais também refletem a gravidade do problema, com o Brasil contabilizando 8.877 casos e 886 mortes pela doença somente em 2023, conforme dados do Ministério da Saúde até 12 de setembro.
Diante desse cenário, o Dr. Cícero Inácio, médico alergoimunologista do ICMED Cariri, faz um apelo aos pais para que verifiquem as cadernetas de vacinação de seus filhos, assim como adultos e idosos. Ele destaca a importância da complementação e/ou reforço das vacinas, ressaltando que a vacinação é fundamental para salvar vidas.
“Existem vacinas disponíveis para todas as faixas etárias. Não deixem de reforçar nem de tomar suas vacinas. Essas vacinas existem há muitos anos, e o benefício supera o risco, que na maioria das vezes se resume a uma febre passageira após a vacina”, alerta Dr. Cícero.
O especialista enfatiza que o ICMED Cariri dispõe de todas as vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) e também das vacinas especiais, reforçando a importância de garantir a imunização completa.