Neste dia 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão, uma data importante para conscientizar a população sobre os perigos dessa doença silenciosa, onde 90% dos pacientes são assintomáticos. O Hospital do Coração do Cariri (HCC), referência em cardiologia, destaca a importância do acompanhamento médico especializado nessa área.
Dr. Lindomar Araújo, médico cardiologista do HCC, ressalta que, embora 90% dos casos sejam herdados geneticamente, diversos hábitos relacionados ao estilo de vida podem influenciar nos níveis da pressão arterial. “Consumo excessivo sal, obesidade, sedentarismo, estresse, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são fatores que contribuem para aumento dos níveis da pressão arterial”, explica o especialista.
“Estamos acompanhando o aumento progressivo da quantidade de pacientes hipertensos. Esse aumento é justificado principalmente pelo envelhecimento da população, além da maior incidência de obesidade e sedentarismo da população”, destaca Dr. Lindomar.
Dados alarmantes do Ministério da Saúde revelam que mais de 32% da população adulta brasileira, o equivalente a 36 milhões de indivíduos, sofrem com a hipertensão arterial sistêmica. A equipe de cardiologia do Hospital do Coração do Cariri orienta que é fundamental o acompanhamento médico regular com um cardiologista, que irá realizar o tratamento e a medicação adequada.