Segundo o aclimatemos, esta última semana do inverno (a primavera começa oficialmente no dia 23 de setembro) será marcada por uma forte onda de calor em grande parte do Brasil.
Por causa do efeito de um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
O calor será frequente e intenso, sobretudo em áreas do interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas.
Nas capitais do Paraná, de São Paulo e do Rio De Janeiro, o pico do calor extremo é esperado para o próximo fim de semana (23 e 24 de setembro), com a possibilidade de que sejam atingidas marcas históricas de calor.
Pelo interior do país, o calor extremo deve ainda se estender por toda a segunda quinzena de setembro.
De modo geral, áreas do Centro-Sul do Brasil enfrentarão um calor extremo, com máximas acima de 40°C em muitas regiões.
Ainda segundo o serviço de meteorologia, o interior do Brasil também enfrentará temperaturas extremamente altas ao longo dessas próximas semanas.
O calor constante e excessivo pode causar desconforto, mal estar, além de outros problemas de saúde. A população deve ficar atenta às recomendações da Defesa Civil.