Na Região do Cariri, os municípios de Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro estão sendo investigados por possíveis fraudes eleitorais. A ação encabeçada pelo Ministério Público Federal tem analisado suspeitas de transferências ilegais de eleitores, e conta com mais 15 cidades cearenses envolvidas.
O início da investigação se deu após a identificação de informações erradas em cadastros e transferências de eleitores, como o registro de pessoas com menos de 16 anos, quando o voto ainda não é permitido. Além disso, há casos em que o número de eleitores superava o de habitantes, situação registrada nos três municípios caririenses, de acordo com as informações do Datajor Cariri.
Em Altaneira, o que chamou a atenção foi a diferença de apenas 347 votos entre o prefeito eleito e o segundo colocado. A situação pode ter sido provocada pelas possíveis irregularidades. Já em Antonina do Norte e Granjeiro, a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará observou um aumento atípico nos registros de alistamentos e transferências.
Diante da situação, foi solicitado a Corregedoria Eleitoral a realização de uma correição nos cadastros eleitorais, e caso as fraudes sejam comprovadas, e indiquem o comprometimento do processo eleitoral municipal de 2024, uma revisão dos eleitorado nessas cidades deve ser solicitado.