É comemorado em 22 de março o Dia Mundial da Água, data instaurada em 1993 pela ONU com o objetivo de alertar as pessoas sobre o consumo consciente desse bem tão importante. A cidade do Crato, localizada ao sopé da Chapada do Araripe é rica em nascentes de água, sendo no município ainda mais importante esse trabalho de conscientização e cuidado com o recurso natural. A Ambiental Crato é uma empresa Aegea, líder em saneamento privado no país. Desde agosto de 2022 somos responsáveis pela coleta, tratamento de esgoto na cidade.
O trabalho realizado pela concessionária vai evitar a contaminação e transmissão de doenças e a poluição de córregos, rios e nascentes. O sistema de tratamento de esgoto preserva os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água. O saneamento é composto por 4 atividades, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos, sendo essas duas últimas atividades de responsabilidade do Município.
A empresa chegou ao município com a missão de trazer a universalização do esgotamento sanitário para a população da zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade implantando toda a infraestrutura necessária para levar o serviço a 90% da zona urbana da cidade, conforme determina o Novo Marco Legal do Saneamento.
Por isso, em menos de um ano a concessionária já investiu 4 milhões de reais na renovação da estrutura de esgotamento sanitário do município, e nos próximos 5 anos, serão investidos mais 100 milhões de reais no saneamento do Crato. As ações realizadas pela concessionária devem beneficiar mais de 40 mil pessoas em 2023.
O Crato recebeu diversas melhorias nos serviços de esgotamento sanitário desde que o grupo Aegea passou a atuar na cidade, em agosto de 2022, através da concessionária Ambiental Crato. A transformação vem ocorrendo através de obras, projetos e, principalmente, de uma maior proximidade com a população da cidade.
Ainda em 2022, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Seminário. A unidade estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. Foi realizado também o recondicionamento dos motores, painéis elétricos e gerador de energia da unidade operacional, além da revitalização dos filtros aerados submersos. A intervenção garante que a ETE trate 31 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a mais de 80 milhões de litros por mês.
A empresa também atua com um Programa de relacionamento chamado Vem com a Gente (VCG). As equipes atuam de porta em porta levando informação, esclarecem dúvidas e orientam a importância da conexão à rede, como forma de garantir os benefícios do saneamento. Desde que assumimos, mais de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram cadastradas na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na conta de água e esgoto. O objetivo do Programa é visitar em três anos todos os bairros do município até 2025.
A concessionária tem também o Programa Social Afluentes, que promove a integração com cerca de 80 associações de moradores e lideranças mapeadas, que possuem um canal de comunicação direta com a empresa garantindo mais agilidade na resolução das demandas.
O Programa de Voluntariado já beneficiou mais de 600 pessoas nas ações realizadas por colaboradores nas comunidades. Outro projeto é o Portas Abertas, voltado para visitação nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de aproximar a comunidade por meio de parceria e diálogo.