A greve dos Docentes e Técnicos Administrativos (TAEs) da universidades federais cearenses foi oficialmente encerrada no início deste mês de julho, com o envio dos ofícios às reitorias comunicando o fim do movimento paredista.
Os TAEs, que estavam em greve desde o dia 20 de março e os servidores docentes, desde o dia 15 de abril, voltaram às suas atividades, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), nesta semana. O momento agora é de discussão sobre a definição de um novo calendário acadêmico para o ensino presencial de graduação, que estava suspenso.
Para a definição, a proposta foi feita pela Prograd da UFCA, e posteriormente analisada pelo Fórum de Graduação (Forgrad) da instituição, na última quarta (3), de onde seguiu para apreciação da Câmara Acadêmica, que analisará o texto nesta segunda-feira (8).
Caso aprovado, o documento segue para aprovação no Conselho Universitário (Consuni/UFCA), instância máxima deliberativa da instituição, que vai debater a pauta no dia 11 de julho (quinta-feira).
Nas demais universidades federais cearenses, o retorno às aulas já foi definido. Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) as aulas retornaram já na última segunda-feira (1º). Na Universidade Federal do Ceará, serão retomadas dia 15 de julho .