A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para consultar possíveis descontos associativos não autorizados em seus benefícios.
O atendimento presencial é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios. A consulta será feita por meio de uma plataforma eletrônica independente da base de dados do INSS.
Os beneficiários poderão:
-
Consultar a existência de descontos não autorizados;
-
Solicitar contestação dos descontos;
-
Confirmar a autorização de algum desconto;
-
Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
-
Analisar documentos apresentados por associações;
-
Imprimir protocolo com orientações para acesso à Central 135 e ao aplicativo Meu INSS.
Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial de identificação. Não é exigido extrato de pagamento ou comprovante de inscrição. Representantes legais podem realizar a consulta mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, não será possível realizar alterações cadastrais.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Central 135. Quem já fez a verificação por esses canais não precisa comparecer aos Correios.
O atendimento nas agências será gratuito. Haverá organização por sistema de filas ou guichês específicos para aposentados e pensionistas.
Segundo o governo, estão previstas ações itinerantes para atender localidades onde não há agência próxima.
Alerta
O INSS e os Correios informam que não realizam atendimento domiciliar. Qualquer abordagem presencial fora dos canais oficiais deve ser considerada tentativa de golpe.
A lista de agências que participam do atendimento está disponível no site dos Correios e também pode ser consultada pela Central 135.