Depois de sete anos, a Apple retomou a liderança entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, segundo ranking feito pela Kantar Brandz. O valor da marca da empresa de tecnologia cresceu 55% frente a 2021, chegando a US$ 947 bilhões – quase US$ 130 bilhões a mais que o Google, segundo colocado no ranking.
“Não fique surpreso se a Apple se tornar a primeira empresa do mundo a ultrapassar os US$ 1 trilhão em valor de marca”, aponta a Kantar em relatório.
A Amazon, que no ano passado aparecia em primeiro lugar no ranking, caiu para terceiro, com US$ 705 bilhões. Já a Microsoft – que era líder na primeira divulgação do levantamento, em 2006 – aparece em quarto lugar, com um valor de marca de US$ 611 bilhões.
Veja as dez marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Kantar Brandz:
- Apple: US$ 947,062 bilhões
- Google: US$ 819,573 bilhões
- Amazon: US$ 705,646 bilhões
- Microsoft: US$ 611,460 bilhões
- Tencent: US$ 214,023 bilhões
- McDonald’s: US$ 196,526 bilhões
- Visa: US$ 191,032 bilhões
- Facebook: US$ 186,421 bilhões
- Alibaba: US$ 169,966 bilhões
- Louis Vuitton: US$ 124,273 bilhões
Novas marcas
O ranking de 2022 traz 11 marcas que fazem sua estreia entre as 100 mais valiosas do mundo.
No topo entre elas, a saudita Aramco, seguida por Infosys e Mercado Livre – a única empresa latino-americana entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.
Veja quais são as novas marcas do ranking:
- Aramco: US$ 99,327 bilhões
- Infosys: US$ 33,551 bilhões
- Mercado Livre: US$ 29,916 bilhões
- Kuaishou: US$ 26,535 bilhões
- Lancôme: US$ 23,871 bilhões
- Target: US$ 23,539 bilhões
- KFC: US$ 22,293 bilhões
- Adyen: US$ 21,757 bilhões
- Aldi: US$ 21,282 bilhões
- AirBNB: US$ 21,276 bilhões
- Morgan Stanley: US$ 21,219 bilhões
Marcas de luxo
Já entre as marcas de luxo, a francesa Louis Vuitton aparece em primeiro lugar, com US$ 124,273 bilhões – uma alta de 64% em relação ao ano passado.
Veja a lista:
- Louis Vuitton: US$ 124,273 bilhões
- Hermès: US$ 80,323 bilhões
- Chanel: US$ 53,021 bilhões
- Gucci: US$ 37,887 bilhões
- Dior: US$ 10,534 bilhões
- Cartier: US$ 10,110 bilhões
- Rolex: US$ 9,042 bilhões
- Saint-Laurent/YSL: US$ 6,805 bilhões
- Tiffany & Co. : US$ 6,718 bilhões
- Prada: US$ 5,642 bilhões
Fonte: G1