Com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situações de orfandade, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, encaminhou uma mensagem para Assembleia Legislativa para criação do Programa Ceará Acolhe. A ideia é assegurar proteção social a esses casos, além de garantir pagamento de auxílio mensal para este público, de até 18 anos.
A busca pelo desenvolvimento saudável, contará com o apoio de medidas que tratem da saúde mental, o acompanhamento por equipes dos centros de Referência e Assistência Social (Cras) e ou Referência Especializado e Assistência Social (Cras) no fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e comunitários.
O projeto deverá atender tantos casos de orfandade bilateral ou família monoparental (quando a família é formada somente por um dos pais) por conta da pandemia da Covid-19. O Ceará Acolhe, que será executado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), também prevê a articulação e diálogo institucional com os órgãos e entidades que compõem o Sistema Unico de Assistência Social (SUAS), o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD)