O governo federal informou que o primeiro avião para repatriação de brasileiros que estão em Israel decolou da Base Aérea de Natal neste domingo (8). A aeronave, modelo KC-30, com capacidade par 238 passageiros, irá até Roma, na Itália, e aguardará coordenação do Ministério das Relações Exteriores.
Ao menos mil brasileiros entraram em contato com a embaixada brasileira em Israel para conseguir orientações, de acordo com fontes do governo brasileiro, após os ataques do grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.
Não há informações sobre a quantidade de pessoas que desejam retornar ao Brasil. A maioria dos que procuraram a representação é de turistas.
O governo deve preparar até a manhã de segunda-feira (9) uma lista com aqueles que desejam retornar ao país. A Aeronáutica tem seis aviões destinados à operação de repatriação.
Conforme o Comando da Aeronáutica, a primeira decolagem de repatriação deve ser feita na segunda (9) ou terça-feira (10), dependendo da coordenação do Ministério das Relações Exteriores. O voo sairá do aeroporto de Tel Aviv.
Há outro KC-30 destinado para a missão e mais quatro aviões, dois de cada modelo: KC-390, com capacidade para 80 passageiros, e o VC2, cedido pela Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros.