A corrida eleitoral em Juazeiro do Norte caminha para uma já anunciada polarização entre a base aliada de Glêdson Bezerra (PODE) e a oposição que reúne o grupo político liderado por Fernando Santana (PT), com apoio maciço do Senador e ministro da Educação, Camilo Santana.
As últimas duas pesquisas divulgadas neste mês de agosto, mostram essa tendência de centralização da disputa em torno dos dois candidatos mais pontuados.
A pesquisa conduzida pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD, divulgada em 2 de agosto, antes do início da campanha eleitoral, revelou que o atual prefeito Glêdson liderava com 40% das intenções de voto no cenário estimulado; enquanto o deputado estadual Fernando Santana (PT) ocupava a segunda posição, com 23%.
Na pesquisa mais recente do AtlasIntel, divulgada nesta segunda (19), pelo Grupo de Comunicação O POVO, ambos os candidatos apresentaram variações positivas: Glêdson Bezerra subiu para 54,3%, um incremento de 14,3%, e Fernando Santana aumentou para 38,1%, um acréscimo de 15,1%.
O estudo do AtlasIntel também registrou uma redução nas intenções de voto de Sued Carvalho (UP), que passou de aproximadamente 6% na primeira pesquisa para 2,6%. O levantamento foi realizado entre 13 e 18 de agosto com 800 entrevistados e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
As variações entre as pesquisas podem ser atribuídas a diferentes metodologias, amostras e períodos de coleta de dados, fatores que podem impactar os resultados. Além disso, acentua o confronto direto entre os dois postulantes, mesmo.
Importante pontuar que a terceira colocada, Sued Carvalho, não foi convidada para o primeiro debate realizado pela Band Ceará, no dia 14 de agosto, o que eleva a polarização na disputa e pode explicar a redução de 6% para 2,6% das intenções de votos da candidata entre a primeira e a segunda pesquisa.