O Banco Central (BC) aprovou uma nova resolução que permitirá o pagamento de boletos utilizando o Pix, trazendo mais agilidade e segurança às transações. A medida entrará em vigor no dia 3 de fevereiro de 2025, mas já permite que boletos com QR Code específico sejam emitidos de forma experimental.
A grande novidade é que o pagamento via Pix será compensado instantaneamente, eliminando o prazo de liquidação atual que, em muitos casos, leva dias. A modernização envolve 136 instituições financeiras e será obrigatória, segundo o BC.
Além disso, parte da liquidação interbancária dos boletos será processada no mesmo dia do pagamento, desde que a transação seja realizada até as 13h30. Após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Boleto dinâmico
Outra inovação é a criação do chamado boleto de cobrança dinâmico, que oferecerá mais segurança em transações ligadas a certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista pela Lei nº 13.775/2018.
De acordo com o BC, essa nova modalidade assegura que os pagamentos sejam direcionados ao legítimo credor, protegendo tanto quem paga quanto quem recebe. Isso é especialmente relevante para transações envolvendo pequenas e médias empresas, que poderão contar com maior segurança e eficiência nos processos financeiros.
Os sistemas digitais necessários para suporte a essa funcionalidade estão em fase de implementação, e o uso do boleto dinâmico será obrigatório em até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.
*Com informações da Agência Brasil