O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu pela 5ª vez seguida a taxa Selic. Em decisão unânime, a taxa de juros passa de 11,75% para 11,25% ao ano, uma redução de 0,5%. Em 11,25%, a taxa permanece no menor nível desde março de 2022 – quando estava em 10,75% ao ano.
No comunicado, o órgão avaliou que a conjuntura atual é caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento. As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,8% e 3,5%, respectivamente.
As projeções de inflação do Copom em seu cenário de referência situam-se em 3,5% em 2024 e 3,2% em 2025. As projeções para a inflação de preços administrados são de 4,2% em 2024 e 3,8% em 2025.
O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.
Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia antecipado pelo Copom. A inflação cheia ao consumidor, conforme esperado, manteve trajetória de desinflação, assim como as medidas de inflação subjacente, que se aproximam da meta para a inflação nas divulgações mais recentes.
Caso se confirme o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.