Os municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte estão entre os que apresentaram desempenho abaixo da meta no Ideb 2023 para os anos iniciais do ensino fundamental. Ambos figuram em um grupo que inclui Caucaia, Iracema, Quixelô, Catarina, São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Arneiroz e Iguatu, segundo o estudo “Mensurando o Esforço dos Municípios no Cumprimento de Metas do Ideb entre 2001 e 2023”, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Em 2023, 145 dos 184 municípios do Ceará alcançaram nota igual ou superior a 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. Isso representa 78,8% das cidades cearenses. No entanto, 40 municípios (21,2%) não atingiram a meta, originalmente prevista para 2021, mas adiada para o ano passado devido à pandemia de Covid-19.
O município de Pires Ferreira obteve a nota máxima de 10 no Ideb, liderando o ranking estadual. Também se destacaram Coreaú, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Pedra Branca, Novo Oriente, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Tamboril e Sobral, que obtiveram notas superiores a 9,0. O crescimento desses municípios no Ideb entre 2007 e 2023 variou entre 95,9% e 170,3%.
Curiosamente, os municípios com maior destaque no Ideb já superaram a meta de nota 6,0 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em Pires Ferreira, por exemplo, seria necessário um retrocesso de 14 anos para que a política educacional retornasse a esse patamar, destaca o estudo. Mesmo em relação à meta de 9,9, o avanço equivale a cinco anos de políticas educacionais progressivas.
Segundo Victor Hugo de Oliveira Silva, analista de Políticas Públicas do Ipece e autor da análise, o Ceará tem mostrado avanços expressivos na educação básica, especialmente no ensino fundamental, ao longo das últimas duas décadas. Ele atribui esse progresso a duas políticas públicas complementares: a Cota-Parte do ICMS e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), ambos lançados em 2007.
A primeira política oferece incentivos financeiros aos municípios com melhor desempenho na educação, saúde e meio ambiente, enquanto o PAIC apoia as gestões municipais na implementação de metodologias pedagógicas padronizadas e focadas em resultados. Essa combinação tem consolidado o Ceará como um exemplo de avanço na educação básica no Brasil.