A força da chuva rompeu a barragem de um açude na cidade de Piquet Carneiro, no interior do Ceará, na tarde deste domingo (2). Com risco de a água chegar até à área urbana, os moradores do Centro da cidade foram orientados a deixar o local.
“Isso nunca aconteceu em Piquet Carneiro e não sabemos a dimensão que a enxurrada por tomar, mas, por precaução, pedimos que as pessoas deixem os estabelecimentos no Centro da cidade”, explicou Laércio Victoriano, assessor da chefia de gabinete da prefeitura.
Conforme o assessor, a região onde há risco de inundação é uma área comercial, com fluxo de poucas pessoas aos domingos.
A Secretaria da Infraestrutura de Piquet Carneiro calcula um risco de 80% de que as águas cheguem com “pouca força” até a área urbana do município, e uma possibilidade “muito baixa” de que ela cause estragos mais severos.
O açude cuja barragem rompeu fica na comunidade de Boa União, a quatro quilômetros do centro da cidade.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 100 dos 184 municípios cearenses entre sábado e a manhã deste domingo. O maior volume ocorreu em Independência, onde houve acumulado de 205 milímetros. Em Crateús, cidade vizinha, o volume foi de 161 milímetros.
Em Russas, os estabelecimentos nas ilhotas às margens do Rio Jaguaribe tiveram água até o telhado. O caso chamou atenção dos moradores, que filmaram e compartilharam imagens nas redes sociais de comércios debaixo d’água.
Ver essa foto no Instagram
Por: G1