Choveu em mais de 90 municípios cearenses entre a quinta e esta sexta-feira (12), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado até às 13h de hoje.
Com 116 mm, o maior acumulado do estado foi registrado em Barro. Pelo segundo dia consecutivo, as maiores precipitações foram observadas no Cariri. Confira:
Barro: 116 mm
Milagres (Posto Serra Brava) 90 mm
Várzea Alegre (Posto Canindezinho): 86mm
Aurora: 87 mm
Altaneira 85 mm
Mauriti (Posto Mararupa): 80 mm
Cariús: 79 mm
Acopiara (Posto Caixa): 72 mm
Acopiara (Posto Guaribas): 70 mm
Missão Velha: 63 mm
Altaneira (Posto São Romão): 69 mm
Caririaçu: 60 mm
Barro (Posto Cuncas): 57.2 mm
Aurora (Posto Sítio Tipi): 57 mm
Barro (Posto Sítio Brejnho): 56.2 mm
Jucás: 55 mm
Lavras da Mangabeira: 53 mm
Icó (Posto Icozinho): 48.3 mm
Pedra Branca (Posto Açude Trapia): 45 mm
Previsão do tempo
De modo geral, o período entre hoje (sexta-feira 12) e domingo (14), segue favorável para chuva em todas as macrorregiões do Ceará, sendo que os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre sexta e sábado.
As chuvas previstas ainda estão associadas a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste da região Nordeste do Brasil, e a atuação do sistema de brisa, que causa chuvas na faixa litorânea entre as madrugadas e manhãs, e no interior do CE entre as tardes e noites
Na faixa litorânea as chuvas devem ocorrer principalmente entre as madrugadas e manhãs de sábado e domingo, sendo em geral de intensidade variando de fraca a moderada.
Nas macrorregiões do interior, as chuvas ocorrem principalmente nos períodos das tardes e noites, e podem ser de intensidade fraca a moderada, eventualmente forte, principalmente nas macrorregiões da Ibiapaba, pontos isolados do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e centro-sul da Jaguaribana.