Nas cidades de Campos Sales e Salitre, reclamações sobre o uso abusivo de equipamentos de som em veículos e de motocicletas com escapamento adulterado promoveram ação recomendada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). As denúncias vieram após eventos de campanhas eleitorais.
A orientação é de que as Polícias Militar e Civil dos munícipios apreendam qualquer veículo utilizando equipamento de som de forma irregular e motocicletas sem escapamento ou com escapamento adulterado, que provoquem ruídos que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Os envolvidos deverão ser identificados, apresentando documento oficial.
As medidas são direcionadas à 4ª Companhia Independente Policial Militar, ao Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), à Polícia Rodoviária Estadual e à Polícia Civil. E o MPCE ainda recomenda ainda que seja elaborado relatório de ocorrência, com os termos de restituição (se o proprietário do veículo comprovar que regularizou a situação) e de compromisso de comparecimento em juízo.