Após o recebimento de denúncia anônima acerca de crime ambiental contra um animal doméstico, uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em conjunto com a Secretaria Estadual de Proteção Animal (SEPA), prendeu uma mulher de 51 anos por maus-tratos contra o próprio cachorro, nessa terça-feira (30), em Caririaçu.
No local, os policiais ambientais constataram que o cachorro estava preso, sem alimentos e água, exposto ao sol e chuva e com um ferimento muito profundo em volta do pescoço. Diante da constatação de maus-tratos contra o animal, a tutora recebeu voz de prisão.
Na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, a mulher foi autuada conforme artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. O cachorro foi encaminhado para uma clínica veterinária na Universidade Leão Sampaio, onde recebe cuidados veterinários.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.