A apresentadora de TV Biana Alencar colocou as memórias do povo do Cariri nas páginas de um livro infantojuvenil. Sua mãe – Dona Ana de Gonzaga – que cresceu em Santana do Cariri, cercada por fósseis sem entender o valor deles foi a inspiração para a obra “O Tesouro Encantado”. Para a autora, o livro é uma “biografia/ficção”.
A história de Ana e Pedro não aconteceu de verdade, mas dentro da narrativa estão os costumes da matriarca da família Alencar: o trabalho na roça, a educação com palmatória, a convivência com as “pedras com peixes encantados”. A ficção é também um convite à reflexões importantes: o tráfico de fósseis, a preservação do patrimônio fossilífero do Cariri e do amor e cumplicidade entre avó e neto.
A obra
Lançada pela Editora IMEPH, o livro “O Tesouro Encantado” deve em breve estar nas mãos de crianças e adolescentes de escolas públicas. A editora promove parcerias com prefeituras de todo o Brasil para a circulação das obras publicadas. Com os traços sensíveis do ilustrador “Edusá”, os personagens que vivem de forma humilde na zona rural de Santana do Cariri, ganharam formas e cores. Embora não conheça a região, o ilustrador premiado mergulhou no imaginário da obra e fez nascer as mãos calejadas de uma idosa cheia de pureza e inocência, e o olhar peralta de um pré-adolescente curioso e honesto.
A autora
Formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri, e Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, Biana Alencar estreia no cenário da literatura. Experiente no telejornalismo onde atua como editora de texto e apresentadora de TV, a jornalista tirou da gaveta o sonho antigo de escrever sobre as memórias da mãe que sempre contava histórias sobre a convivência com os fósseis na serra de Santana do Cariri. Depois de acompanhar escavações como repórter e noticiar descobertas importantes para a ciência, a autora resolveu ir além e abraçar a missão de transmitir a mensagem da preservação do patrimônio aos jovens estudantes de escolas públicas.
Serviço:
Lançamento da obra “O Tesouro Encantado”
Data: Sábado, dia 20 de julho, às 16:30
Local: Bosque do Centro Cultural do Cariri
Crato- CE