Em visita do Presidente Lula ao Chile, na última segunda-feira (05), foi firmado um memorando para fomentar a colaboração entre os países para ações na área da saúde, como a promoção de estratégias de vacinação, cooperação para acesso a tecnologias e na área de recursos humanos. O objetivo é ampliar colaborações já existentes e promover novas ações que sejam reconhecidas mutuamente como benéficas para os dois países latino-americanos.
Assinado pelas ministras da Saúde dos dois países, Nísia Trindade e Ximena Aguilera, o acordo envolve: fortalecimento dos sistemas de saúde pública no âmbito da atenção primária; promoção da ciência, tecnologia e inovação em saúde; gestão do trabalho e da educação na saúde; atenção especializada à saúde; vigilância em saúde e ambiente, e saúde digital.
A ocasião marca o lançamento de uma nova etapa da relação entre as duas nações, por meio da assinatura de 17 acordos e tratativas sobre amplo leque de temas, representando uma expansão significativa da agenda bilateral.