Os Jogos Paralímpicos de Paris começam hoje com a participação de 4.400 atletas de todo o mundo, disputando provas em 22 modalidades até o dia 8 de setembro. O Brasil se destaca com 279 atletas, formando a maior delegação já enviada para uma edição dos jogos fora do País.
A cerimônia de abertura, marcada para as 15h (horário de Brasília), será inédita, ocorrendo fora de um estádio. Os campeões paralímpicos Beth Gomes (atletismo) e Gabriel Araújo (natação) serão os porta-bandeiras, liderando o desfile que atravessará o coração de Paris, da Champs-Elysées até a Place de la Concorde.
Desempenho Promissor
O Brasil chega aos Jogos de Paris como uma das principais potências do esporte paralímpico, figurando entre as dez maiores nações no quadro de medalhas. A trajetória do país nos Jogos Paralímpicos é marcada por 373 medalhas desde o ano 2000.
Entre os destaques da delegação, Sérgio Oliva, atleta de hipismo, busca ampliar sua coleção de títulos internacionais com uma medalha em Paris. Outro nome de peso é Aline Rocha, que compete no atletismo.