No Cariri, as cidades de Brejo Santo e Campos Sales devem receber novas sedes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). A medida integra o projeto de reestruturação das forças de segurança do Ceará, assinado nesta segunda-feira (31), pelo governador Elmano de Freitas.
O objetivo é descentralizar, otimizar e intensificar serviços em todo o território cearense, e as mudanças as irão atingir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Já a a Polícia Civil passará a contar com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência.
Para a Polícia Militar, serão implantadas quatro comandos operacionais: um na Capital, um na Região Metropolitana de Fortaleza, um no Interior Sul e um no Interior Norte. Também serão implementados nove batalhões, 19 companhias ligadas a diversos batalhões, entre outras ações.