O Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou uma cadela no município de Pindoretama na manhã desta terça-feira (7). A cadela Mel caiu no fundo de uma cacimba de anel de 15 metros de profundidade. O resgate, que ocorreu na localidade conhecida como Vaca Atolada, durou aproximadamente 1h. Apesar da queda, o animal não sofreu nenhuma lesão aparente, devido ao rápido atendimento da equipe do Corpo de Bombeiros.
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares de Horizonte para o resgate, que utilizou uma escada, o cinto paraquedista, mosquetão, freio, cabos e fita tubular. A cadela foi içada com o uso da fita tubular em um cabo guia secundário. Atuaram no resgate, o subtenente Adailton, o sargento Hermes, o soldado Lourenço e soldado André.
Por prevenção os bombeiros recomendam que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta.
Outros resgates
Em síntese, 901 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros em Janeiro de 2023. A princípio, em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 9.641 animais em todo o território estadual. Os animais mais resgatados foram cobras, gatos, cassacos, iguanas e raposas. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente.