Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, de forma unânime, o projeto de lei que institui um cadastro individualizado e personalizado para portadores de fibromialgia no município. A decisão foi acompanhada por dezenas de mulheres que convivem com a doença, conhecida por causar dor crônica generalizada.
De autoria do vereador Márcio Joias (PRD), a proposta tem como objetivo melhorar a gestão na aquisição de medicamentos. “Para que eles [município] tenham uma base de quanto precisa para cada paciente e façam uma compra, um pedido que dê para atender todo mundo, para que tenha uma organização”, explicou o parlamentar.
O presidente em exercício da Câmara, vereador Raimundo Jr. (MDB), destacou a importância do projeto para a população que convive com a fibromialgia. “[O projeto] vai garantir a medicação de cada portador dessa doença crônica, que leva muito tempo para as pessoas conviverem com os sintomas. E, se Deus quiser, o Executivo vai sancionar para poder dar mais um direito à população que mais necessita”, reforçou.
Izabel Cristina Moura, presidente do Instituto de Fibromialgia e Doenças Relacionadas do Ceará (Infibrece), também comemorou a aprovação. Antes da votação, ela utilizou a tribuna para pedir apoio aos vereadores e apontou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. “Sem a medicação necessária para o nosso tratamento continuado, fica impossível estabilizar as nossas grandes dores que sentimos no dia a dia. A realidade é que, muitas vezes, a medicação que buscamos mensalmente no CAF [Central de Atendimento Farmacêutico] acaba antes de dois dias”, relatou.
Além do projeto voltado à fibromialgia, a Câmara aprovou outras sete matérias na sessão, incluindo cinco projetos de resolução (PREs) e três projetos de lei ordinária (PLOs). Com as aprovações, o próximo passo é a sanção dos projetos pelo Executivo municipal.