Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, realizada nessa terça-feira (05), a vereadora Jacqueline Gouveia (PT), disse ter recebido reclamações sobre falta de medicamentos, “principalmente, medicamentos controlados” no Hospital Estesphânia Rocha Lima.
“Meu requerimento de hoje é direcionado à Secretaria de Saúde, para que a mesma possa, se estiver faltando (os medicamentos), averiguar essa situação e agilizar”, disse a vereadora. Jacqueline chegou a pontuar ainda sobre a importância desses medicamentos para a saúde mental, e afirma: “não é justo que esteja faltando, e a gente quer que eles agilizem logo esse problema, para não estar faltando nem esses medicamentos controlados e nenhum outro”.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informou que, o controle de medicamentos de atenção especializada é realizado a partir de um cadastro detalhado, no qual são especificados os medicamentos utilizados pelo paciente. A partir desse processo são seguidos protocolos rigorosos, incluindo a solicitação, o recebimento e a conferência dos medicamentos.
“Possíveis atrasos ou intercorrências na dispensação de medicamentos podem ocorrer em razão de desabastecimento de determinados itens , especialmente porque algumas medicações são recebidas via PPI (Programação Pactuada Integrada), a qual, em algumas ocasiões, não é cumprida integralmente devido a problemas no abastecimento da indústria farmacêutica”, afirmou a Sesau em nota.