O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou nesta quarta-feira (30) detalhes de um novo pacote de valorização para professores da Educação Básica no Brasil. Entre as propostas, estão um “concurso unificado” para professores, semelhante a um “Enem dos Concursos”, e um benefício financeiro provisoriamente chamado de “Pé-de-Meia licenciatura”.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Semana Ceará: Centro Global da Educação, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, onde acontece o Encontro do G20, fórum que reúne as principais economias globais.
Conforme o ministro, o concurso unificado permitirá uma seleção de professores para várias localidades do Brasil, com adesão voluntária das redes “tanto municipais como estaduais”.
Além disso, outra medida pretende “incentivar que jovens possam querer ser professores”, oferecendo um benefício financeiro para quem escolher um curso de licenciatura, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), após a realização do Enem.
Segundo Camilo, o programa “Pé-de-Meia licenciatura” visa estimular o ingresso universitário com uma bolsa de apoio. “É um conjunto de ações que o presidente Lula deve apresentar em breve, tanto para quem já está na sala de aula quanto para os novos que queremos recrutar,” destacou.
O atual programa “Pé-de-Meia” já oferece incentivo financeiro-educacional para estudantes de Ensino Médio público, funcionando como uma poupança que apoia a permanência e conclusão do ensino. Atualmente, beneficia mais de 2,5 milhões de estudantes.
Entre as áreas com maior carência de professores, o ministro mencionou disciplinas ligadas às Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química.