Nesta sexta-feira(03), acontece a solenidade de entrega da Medalha da Abolição, maior honraria do Ceará e criada em 1963. Neste ano, o Ex-Governador Camilo Santana integra o grupo dos homenageados, sendo destacado pela aprovação de 80% para o segundo mandato que geriu no estado, finalizado no ano de 2022. Naquele mesmo ano, Camilo foi eleito senador, com 69,76% dos votos válidos e assumindo posteriormente o cargo de Ministro da Educação do governo Lula, função que exerce atualmente.
Agradecendo aos cearenses, a quem chama de povo “generoso”, Camilo destaca: “tenho muita honra de servir ao meu país em algo que eu considero fundamental para uma nação, que é a educação do nosso povo”. O ministro destaca ainda a importância da honraria, “símbolo da luta em busca por liberdade e justiça social no Ceará”, relembrando que a região foi a primeira província brasileira a libertar os escravizados, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.
Outros cinco nomes também serão homenageados pela Medalha da Abolição 2024: Ana Lúcia Bastos Mota, geógrafa e empresária; Congregação Franciscana de Canindé; Dom Edmilson Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte; Lira Neto, jornalista e escritor; e Luiz Carlos Barreto, cineasta