A cidade de Canindé, localizada a 130 km de Fortaleza, registrou na noite de sábado (19) um tremor de terra de magnitude preliminar calculado em 2.4 mR. A ocorrência foi captada pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Segundo o LabSis, os moradores da região relataram via Whatsapp terem sentindo o fenômeno. “O povo todo sentiu. Foi como uma explosão, um estrondo. Foi em torno de segundos. Vimos as telhas e o madeiramento da casa tremer”, conta ao Diário do Nordeste o agricultor Edmar Silva, morador do Distrito de Iguaçu.
Ele relata que, na localidade, paredes de algumas casas chegaram a rachar com o tremor. O impacto é reiterado pela auxiliar de saúde bucal, Natália Costa, também moradora do distrito de Iguaçu.
“A gente sentiu um balanço. Na minha cozinha tinha uma pequena rachadura e aumentou. Outras vezes eu não senti tremer, só escutei o barulho. Mas ontem eu estava em casa e senti tremer. Foi questão de segundos”.
NATÁLIA COSTA
Moradora da Canindé
Na cidade, somente em 2022, segundo registro do LabSis, já ocorreram 7 tremores de terra de magnitude distintas.
Algumas ocorrências em fevereiro foram em dias consecutivos, sendo sentidas por moradores da região rural do município.
Confira as datas e magnitudes dos tremores:
- Dia 30 de janeiro de 2022: tremor de magnitude 1.7 mR
- Dia 6 de fevereiro de 2022: tremor de magnitude 1.9 mR
- Dia 7 de fevereiro de 2022: dois tremores de magnitude um de 1.7 mR e 1.4 mR
- Dia 8 de fevereiro de 2022: tremor de magnitude 1.6 mR
- Dia 10 de fevereiro de 2022: tremor de magnitude 1.8 mR
- Dia 19 de fevereiro de 2022: tremor de magnitude 2.4 mR
O Laboratório da UFRN é responsável por monitorar e divulgar toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.
Fonte: Diário do Nordeste.
Foto: Edmar Silva.