O Governo do Ceará, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), lançou nesta quarta-feira (6) o Capacita Pet Ceará, um programa de capacitação gratuita voltado para a proteção e bem-estar animal. O evento de lançamento, realizado no Palácio da Abolição, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além de autoridades e protetores da causa animal. A iniciativa visa capacitar 2.500 pessoas, entre protetores, gestores de clínicas veterinárias e abrigos de animais, estudantes e profissionais de medicina veterinária, por meio de um programa de seis meses de duração.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do programa como parte das políticas de proteção animal do estado. “Estamos avançando nas políticas públicas de proteção animal no Ceará. Criamos uma Secretaria, temos clínicas cadastradas atendendo gratuitamente, distribuímos coleiras [antiparasitárias], além de atendimento móvel à população. Agora vamos entrar em um processo de educação, para fortalecer o trabalho dos protetores, para que as pessoas tenham mais conhecimentos. Vamos criando uma consciência ambiental cada vez mais importante para a saúde pública em nossas cidades e proteção dos animais”, disse.
O programa terá 98 turmas presenciais em diversas regiões do estado e duas turmas online, abrangendo as 14 macrorregiões do Ceará e as 12 regionais de Fortaleza. Cada turma contará com uma formação de quatro horas, dividida em quatro eixos temáticos. O primeiro eixo abordará a legislação vigente de proteção animal, enquanto o segundo apresentará as políticas públicas do Ceará voltadas para o bem-estar animal. O terceiro eixo tratará de técnicas de resgate e primeiros socorros para animais em situação de risco, e o quarto trará orientações sobre o trabalho voluntário na área, incentivando o engajamento da sociedade.
Para o secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, a iniciativa é uma oportunidade de expandir a atuação da Secretaria da Proteção Animal (Sepa) em todo o estado. “Conscientizar as pessoas sobre o bem-estar animal aumenta o alcance das nossas políticas. Queremos atingir todas as regiões do Ceará”, afirmou.
Marcos Tardin, gerente-geral da FDR, enfatizou o caráter inovador da iniciativa: “É uma iniciativa inovadora no País, não só no Nordeste. Essa capacitação tem um efeito multiplicador muito positivo nessa relação da sociedade com os animais”. A coordenadora da Ong Abrace, Rina Teles, acrescentou que o projeto ajuda a levar o tema à sociedade, ressaltando a importância da conscientização desde cedo: “Desde cedo tratar, conversar, esse assunto, que antigamente era tão negligenciado, trazendo para sociedade o quanto é importante essa formação.”
O cronograma com os locais e horários das turmas, além do link para inscrições, estará disponível a partir de 25 de novembro nos sites protecaoanimal.ce.gov.br e fdr.org.br.