Com a movimentação durante a alta estação, a Secretaria do Turismo (Setur) prevê mais de 100 mil turistas de outros estados no Cariri. O fluxo será impulsionado por eventos como a Expocrato, iniciando neste sábado (13) e seguindo até 21 de julho, com expectativa de receber 450 mil visitantes.
A taxa de ocupação hoteleira no Crajubar está em 83%, conforme monitoramento da Setur. No Crato, onde ocorrerá o festival, a ocupação chega a 91%, a maior média na região. Durante o evento, o impacto econômico estimado é de 100 milhões de reais em negócios. Entre os principais mercados emissores, destacam-se estados nordestinos como Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, além de São Paulo na região Sudeste.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, comenta: “Além de contar com excelentes equipamentos, a região do Cariri é impactada positivamente com grandes eventos. A Setur tem observado uma boa procura pelos municípios do Crajubar, em especial pelo Crato, onde ocorre a Expocrato. Esse evento tem atrações nacionais e vai atrair um bom público não só do estado, que também podemos considerá-los turistas, mas de outros estados da região Nordeste e Sudeste”, avalia a secretária do Turismo do Ceará”.
Durante estas férias, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes, aumentou a oferta de assentos. O terminal, principal portão de entrada para o interior do estado, beneficia diversos municípios da região e é administrado pela Aena Brasil. Durante a alta estação, estão disponíveis 63.302 assentos, um aumento de 10,12% em relação a julho de 2023, quando eram 56.890. Entre os destinos com voos diretos estão São Paulo, Fortaleza, Recife e Brasília.”