A Universidade Patativa do Assaré adquiriu a casa de Patativa, localizada na Avenida Perimetral, nº 27, próxima à Igreja Matriz, em Assaré. O objetivo é criar um local que celebre a vida e obra do poeta e de outros artistas locais, promovendo concursos culturais, criando espaços de recitação de poesias, rodas de viola, entre outras ações educativas com estudantes do ensino fundamental e médio.
O espaço passará por reparos e reformas e abrigará uma rádio, onde serão transmitidos programas culturais, exposições relacionadas à história e poesia de Patativa. Essa iniciativa busca manter viva a memória do poeta Patativa do Assaré, proporcionando um local de encontro para os amantes da cultura, poesia e música regional. A Universidade Patativa se compromete a preservar e valorizar a importância do legado deixado por Patativa do Assaré, promovendo assim a difusão e a continuidade das expressões culturais da região.
As duas casas de Patativa
Patativa nasceu e viveu a maior parte de sua vida na Serra de Santana, distante 15km da sede da cidade. Um dos maiores orgulhos era falar sobre o seu lugar, como está explícito em seus poemas:
Minha Serra De Santana,
Meu Pedacinho De Chão,
Lá Ficou Minha Choupana
E O Meu Pé De Framboão.
Ficou Também No Terrêro
Meu Galo Madrugadêro
Que Canta Inriba Da Hora.
Minha Serra! Minha Serra!
O Destino Me Faz Guerra
E A Sodade Me Devora.
Trecho do poema Serra de Santana, Patativa do Assaré
Na casa da cidade, Patativa esteve morando durante a sua velhice, bem próximo à Igreja matriz onde gostava de frequentar as missas aos domingos. A casa vivia repleta de pessoas, amigos e admiradores do poeta. Do outro lado da praça da matriz, encontra-se o Memorial Patativa do Assaré, inaugurado em 1999, contendo livros, prêmios, objetos pessoais e outros pertences do poeta. A Universidade Patativa, irá construir na casa do poeta mais um espaço de difusão da história e do legado dele.